O programa
Bem-vindo ao SAMPA Saúde em Movimento, o maior programa de saúde, qualidade de vida e bem-estar já implantado na cidade de São Paulo.
SAMPA Saúde em Movimento oferece orientação esportiva e nutricional de graça nos Parques de São Paulo
Projeto começa em 12 de março, com presença de profissionais em 15 parques de todas as regiões da capital paulista, além da visita de unidades móveis de saúde para avaliação da população.
“Todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em praças e parques públicos”. Esta é a premissa do SAMPA Saúde em Movimento, projeto com início no mês de março e que chega com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil. Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), vai levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas em 15 parques e praças da capital pelo período de um ano.
Serão 15 espaços públicos da capital paulista envolvidos no SAMPA Saúde em Movimento, onde pessoas acima de 18 anos receberão toda a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento de terça a domingo.
Após a inscrição no programa, as pessoas passarão por avaliação física com anamnese. O passo seguinte é receber a orientação com base nos dados individuais e as sugestões de atividades compatíveis com a condição física de cada um. Os profissionais farão o acompanhamento e também as atualizações das prescrições de atividades física recebidas na avaliação física, além de ministrarem aulas e atividades físicas. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.
Unidades móveis de saúde - Além desse atendimento diário especializado, um diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. Trata-se de caminhões com dois consultórios devidamente equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado, e mais importante, com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.
As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças. No primeiro mês, de 14 de março a 15 de abril, serão quatro locais por final de semana a fim de impactar o maior número de pessoas nessa fase inicial do projeto. A partir do segundo mês e até completar o primeiro ano do SAMPA Saúde em Movimento, os caminhões estarão em duas praças aos sábados e domingos, complementando e amplificando o trabalho individualizado realizado pelos profissionais de educação física entre terça-feira e domingo.
“Nosso objetivo é transformar os espaços públicos em locais que incentivem a qualidade de vida, realizando a gestão de pessoas, proporcionando boas práticas de saúde e participação coletiva. Vale salientar que a prefeitura de São Paulo nunca havia realizado um projeto dessa magnitude, ou seja, em tantos locais, por tanto tempo e com essa estrutura. E isso comprova a preocupação com direta com a vida dos cidadãos”, explica Eloi Catto, coordenador do projeto. “Prevenir doenças é cuidar da saúde, e sabemos que atividade física moderada melhora a imunidade. Para isso, daremos suporte para que todos se sintam seguros no seu lazer ou quando estiverem praticando seu esporte favorito, transformando cada momento em diversão, com profissionalismo e dedicação”, completa.
As ações do programa serão divulgadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em ação conjunta com a rede de atenção básica de saúde do município. A SEME já possui a interlocução junto à Secretaria Municipal de Saúde para que possa ser feita a busca ativa de pessoas para o programa. Isso significa ir além do público que já frequenta parques e praças a fim de alcançar a população realmente sedentária e que se beneficiará de forma vital das ações e orientações de atividade física e nutricionais do SAMPA Saúde em Movimento.