top of page

Vencendo o sedentarismo: saiba como ter uma vida mais saudável.

Atualizado: 20 de jun.

Vencendo o sedentarismo: saiba como ter uma vida mais saudável. 


O sedentarismo, é caracterizado por uma vida predominantemente inativa, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 27,5 % dos adultos e 81% dos adolescentes não praticam atividades físicas com a regularidade recomendada.


O comportamento sedentário envolve atividades realizadas quando você está acordado, mas gastando pouca energia. Um exemplo de comportamento sedentário é ficar muito tempo deitado ou sentado, enquanto mexe no celular, tablet, computador, assiste TV, joga vídeo games, etc…


Este comportamento, muitas vezes associado ao estilo de vida moderno, é um fator de risco significativo para uma série de doenças crônicas, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo certos tipos de cânceres.


Pensando em diminuir a inatividade da população mundial, a OMS lançou um Plano Global sobre a atividade física, que dá dicas de como criar políticas públicas para engajar a população a buscar uma vida mais saudável. O plano começou em 2018 e tem como meta diminuir em 15% a inatividade física até 2030.


A atividade física tem extrema importância para a saúde física e mental, e deve ser um componente central das políticas públicas para a promoção da saúde, garantindo a oferta, e oportunidades para todos.



Como diminuir o comportamento sedentário?

A melhor maneira de diminuir o comportamento sedentário é a prática de atividades físicas. A OMS recomenda cerca de 150 a 300 minutos semanais de atividades físicas moderadas, para os adultos, e cerca de 60 minutos por dia para as crianças e adolescentes.


A atividade física é um fator de proteção contra doenças não transmissíveis, diminui a mortalidade por todas as causas. As pesquisas realizadas pelo Plano Global sobre Atividade Física, estimam que entre 2020 e 2030, surgirão cerca de 500 milhões de novos casos de doenças evitáveis , sendo 47% doenças relacionadas à hipertensão e 43% a depressão.


Limitar o tempo na frente de telas, e tirar pequenas pausas do trabalho para levantar e caminhar, são algumas das maneiras de diminuir o comportamento sedentário. Tenha como objetivo, fazer mais atividades físicas do que o recomendado e separe dois dias da semana para realizar exercícios de fortalecimento muscular.


Comece realizando atividades moderadas e aumente gradualmente a frequência e intensidade do exercício.



Sampa Saúde em Movimento no combate ao sedentarismo.

O SAMPA Saúde em Movimento tem a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos de São Paulo. O projeto atende pessoas acima de 18 anos, que recebem a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar capacidades físicas. Cada um dos 15 parques atendidos na capital paulista conta com dois profissionais de educação física capacitados para o atendimento de terça a domingo.


Entre quinta-feira e domingo, o Sampa Saúde em Movimento disponibiliza duas unidades móveis de saúde, que levam até a população consultórios equipados com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação chamada Análise de impedância bioelétrica (BIA), que mede a composição do corpo, dividindo o peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda.


O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMES) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Mais informações:

Instagram: @sampasaudeemmovimento

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page