top of page

SAMPA Saúde em Movimento: orientação esportiva e nutricional de graça nos parques de São Paulo

Projeto começa nesta terça-feira (12), com presença de profissionais em 15 parques de todas as regiões da capital paulista. A partir desta quinta-feira (14), unidades móveis de saúde levarão equipamentos de ponta para avaliação física da população.


A partir desta quinta-feira (14), o SAMPA Saúde em Movimento inicia o atendimento individualizado, com duas unidades móveis de saúde visitando as praças e parques. Cada uma delas utiliza equipamento de ponta para oferecer avaliações físicas. Os primeiros locais visitados serão o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera, nesta quinta (14) e neste sábado (16) e Parque Linear São José e Parque do Carmo, na sexta (15) e domingo (16). Em conjunto as avaliações, os professores de educação física vinculados do projeto ministrarão aulas de ginástica e dança. O SAMPA Saúde em Movimento atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento de terça a domingo. Além das aulas e atividades, um diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. Trata-se de caminhões com dois consultórios devidamente equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado, e mais importante, com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.


Após a inscrição no programa e avaliação física com anamnese, o passo seguinte é receber a orientação com base nos dados individuais e as sugestões de atividades compatíveis com a condição física de cada um. Os profissionais farão o acompanhamento e também as atualizações das prescrições de atividades física recebidas na avaliação física, além de ministrarem aulas e atividades físicas. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.

As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças ao longo do ano. Serão quatro locais nesta primeira semana a fim de impactar o maior número de pessoas nessa fase inicial do projeto. A partir do segundo mês e até completar o primeiro ano do SAMPA Saúde em Movimento, os caminhões estarão em duas praças aos sábados e domingos, complementando e amplificando o trabalho individualizado realizado pelos profissionais de educação física entre terça-feira e domingo. "O SAMPA Saúde em Movimento é um programa abrangente que está diretamente integrado à política pública da SEME, que é a de promover e apoiar ações que incorporem atividade física e hábitos de vida saudável da população paulistana. Além da orientação física e nutricional, a Prefeitura vai oferecer de graça à população, em todas as regiões da cidade, avaliações de impedância, para medir a composição do corpo, igual às academias renomadas da cidade. Além de nossos parceiros, o SAMPA Saúde e Movimento tem a colaboração fundamental das Secretarias da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente. Estamos seguindo a orientação do prefeito Ricardo Nunes de trabalhos em equipe em benefício da população", diz o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Felipe Becari.

#PraTodosVerem- Na imagem, informações sobre o novo programa Sampa Saúde em Movimento. Também está presente o brasão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


550 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page