Projeto começa em 12 de março, com presença de profissionais em 15 parques de todas as regiões da capital paulista, além da visita de unidades móveis de saúde para avaliação da população
“Todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em praças e parques públicos”. Esta é a premissa do SAMPA Saúde em Movimento, projeto com início nesta terça-feira (12), em 15 parques e praças da capital paulista. Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, vai levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas pelo período de um ano. O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A partir desta quinta-feira (14), o SAMPA Saúde em Movimento inicia o atendimento individualizado, com duas unidades móveis de saúde, que utilizarão equipamento de ponta para oferecer avaliações físicas. Os primeiros locais visitados serão o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera, das 6h às 10h e das 16h às 20h. Em conjunto as avaliações, os professores de educação física vinculados do projeto ministrarão aulas de ginástica e dança (confira a programação até domingo no final deste texto).
O SAMPA Saúde em Movimento atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento de terça a domingo. Confira os horários das aulas:
Terça à sexta-feira: 6h às 10h e 16h e 20h
Sábado: 6h às 15h
Domingos: 7h às 14h
Unidades móveis de saúde - Além das aulas e atividades, um diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. Trata-se de caminhões com dois consultórios devidamente equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado, e mais importante, com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.
Após a inscrição no programa e avaliação física com anamnese, o passo seguinte é receber a orientação com base nos dados individuais e as sugestões de atividades compatíveis com a condição física de cada um. Os profissionais farão o acompanhamento e também as atualizações das prescrições de atividades física recebidas na avaliação física, além de ministrarem aulas e atividades físicas. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.
As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças ao longo do ano. Serão quatro locais nesta primeira semana a fim de impactar o maior número de pessoas nessa fase inicial do projeto. A partir do segundo mês e até completar o primeiro ano do SAMPA Saúde em Movimento, os caminhões estarão em duas praças aos sábados e domingos, complementando e amplificando o trabalho individualizado realizado pelos profissionais de educação física entre terça-feira e domingo.
Confira a programação das unidades móveis na primeira semana do SAMPA Saúde em Movimento:
Parque Chácara do Jockey
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 16h às 20h
Sábado (16): 7h às 12h
Parque Anhanguera
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 14h às 18h
Sábado (16): 7h às 12h
Parque Linear São José
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h
Parque do Carmo
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h
“O SAMPA Saúde em Movimento é um programa abrangente que está diretamente integrado à política pública da SEME, que é a de promover e apoiar ações que incorporem atividade física e hábitos de vida saudável da população paulistana. Além da orientação física e nutricional, a Prefeitura vai oferecer de graça à população, em todas as regiões da cidade, avaliações de impedância, para medir a composição do corpo, igual às academias renomadas da cidade. Além de nossos parceiros, o SAMPA Saúde e Movimento tem a colaboração fundamental das Secretarias da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente. Estamos seguindo a orientação do prefeito Ricardo Nunes de trabalhos em equipe em benefício da população”, diz o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Felipe Becari.
As ações do programa serão divulgadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em ação conjunta com a rede de atenção básica de saúde do município. A SEME já possui a interlocução junto à Secretaria Municipal de Saúde para que possa ser feita a busca ativa de pessoas para o programa. Isso significa ir além do público que já frequenta parques e praças a fim de alcançar a população realmente sedentária e que se beneficiará de forma vital das ações e orientações de atividade física e nutricionais do SAMPA Saúde em Movimento.
“Nosso objetivo é transformar os espaços públicos em locais que incentivem a qualidade de vida, realizando a gestão de pessoas, proporcionando boas práticas de saúde e participação coletiva. Vale salientar que a prefeitura de São Paulo nunca havia realizado um projeto dessa magnitude, ou seja, em tantos locais, por tanto tempo e com essa estrutura. E isso comprova a preocupação com direta com a vida dos cidadãos”, explica Eloi Catto, coordenador do projeto. “Prevenir doenças é cuidar da saúde e sabemos que atividade física moderada melhora a imunidade. Para isso, daremos suporte para que todos se sintam seguros no seu lazer ou quando estiverem praticando seu esporte favorito, transformando cada momento em diversão, com profissionalismo e dedicação”, completa.
Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - CENTRO-OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuç
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto
Mais informações:
Instagram: @sampasaudeemmovimento
fanpage: facebook.com/sampasaudeemmovimento
Sampa Saúde em Movimento
Ações bem vindas e espero que venham para ficar. Que as Secretarias envolvidas tenham comprometimento em manter o programa .
Faço caminhada no Parque Piqueri e estou fazendo atividade com a educadora física a Tati , excelente profissional . Gratidão!
Moro entre os parques do Jaraguá e horto florestal,tem previsão quando estarão nesses locais? Obrigado.