Síndrome de Burnout atinge aproximadamente 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros.
O ministério da saúde descreve o Burnout como um distúrbio emocional. O desenvolvimento da síndrome é resultante de um esgotamento crônico provocado pelo estresse excessivo. Segundo pesquisa realizada em 2022 pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR), 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com o Burnout.
A prática regular de atividade física ajuda no tratamento da síndrome de Burnout, que tem como principais sintomas o esgotamento físico e mental. O tratamento é realizado por terapias médicas, mas, o exercício físico pode ser um excelente auxiliar na minimização dos sintomas da doença.
“A prática regular de atividades físicas pode prevenir esses sintomas, e as pessoas acometidas pela síndrome passam melhor pelo processo de tratamento e pós síndrome. Há muitos trabalhos que relacionam, a melhora da relação com o trabalho, a diminuição da ansiedade, depressão e aumento da autoestima com a prática do exercício físico” diz José Carlos Farah na coluna Corpo e Movimento do Jornal da USP.
Entre os benefícios da prática regular de atividades físicas estão:
- Redução do estresse;
- Melhora do sono;
- Socialização fora do ambiente de trabalho;
- Produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como endorfina, dopamina e serotonina.
Para saber mais sobre o assunto e como identificar os sintomas, clique no ícone abaixo e acompanhe o podcast “O que é Burnout?”.
Fontes: ISMABR, Rádio Usp, WebReportágem - Burnout Docente: Quando a Vocação se torna um fardo.
Comments